A única Universidade Sénior de Esposende

 Esposende um Privilégio da Natureza

Quem somos?

A Universidade Sénior de Esposende, iniciou a sua atividade em Janeiro de 2018, em apenas uns meses esta Universidade é considerada uma referência do distrito tanto pela qualidade da sua formação como pelas diferentes iniciativas que tem desenvolvido.

Visão

Pretende ser uma referência enquanto Universidade Sénior que contribui de forma inovadora para a capacitação dos seus alunos. promover o envelhecimento activo e incentivar a participação social dos mais velhos. o respeito pela pessoa humana e pela sua dignidade, em todas as circunstâncias e o respeito pelo direito à não discriminação em razão da ascendência, sexo, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social

Missão

Melhorar a qualidade de vida da população sénior do Concelho de Esposende, promovendo o envelhecimento activo através da formação cultural, científica e técnica. A Universidade Sénior é um local de encontro intergeracional .

c7

Atividades desenvolvidas

Informação Atualizada

Mais uma entrega de Certificados

Realizamos mais uma entrega de Certificados aos alunos, desta vez especial contou com a presença do Presidente da RUTIS sem dúvida um momento único para os alunos da Universidade Sénior de Esposende

Ano de grande sucesso para a Universidade Sénior de Esposende

Dezenas de alunos formandos e uma população sénior mais interveniente na sociedade.

O sucesso da Universidade Sénior e reconhecido pela RUTIS

Cada dia crescemos agora com cursos nos Concelhos de Esposende e Barcelos.

Quando existe a necessidade de alargar horizonte não demos ter receio, a   US Esposende é hoje una Referência Nacional

Universidade Sénior de Esposende debate saúde da visão

Nova conferência em Esposende com sala cheia para ouvir a Dr.ª Bárbara Gomes. A apresentação ficou a cargo de Gustavo Santos, aluno da Universidade que exemplarmente aclarou os objetivos da sessão, sendo uma das práticas desta Universidade a envolvência dos alunos nas mais diversas atividades. Como tem sido habitual em todas as conferências realizadas, o público encheu a sala da Academia Alpha, desta vez para ouvir a oradora convidada, a doutora Bárbara Gomes .

Presidente da RUTIS, Luís Jacob estará em Esposende no próximo dia 25

Presidente da RUTIS, Luís Jacob estará em Esposende no próximo dia 25 a convite da Associação de Cidadãos de Esposende, a visita está enquadrada no plano de atividades desta Associação.

Universidade Sénior de Esposende realizou segunda Conferência

“Segurança na Internet” foi o tema escolhido para mais uma sessão de esclarecimento em Esposende e contou com a colaboração da Policia Judiciária, que fez deslocar ao local dois inspetores. O inspetor Pedro Castro, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, e o inspetor Carlos Amaral, licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, foram os oradores nas sessões. .

Universidade Sénior de Esposende debate saúde da visão

Como tem sido habitual em todas as conferências realizadas, o público encheu a sala da Academia Alpha, desta vez para ouvir a oradora convidada, a doutora Bárbara Gomes, em representação de uma conceituada empresa nacional do ramo da visão, e que durante cerca de uma hora esclareceu todos os presentes sobre os diferente cuidados a ter diariamente com a visão.

Antas Apúlia Fão Rio Tinto Fonte Boa Vila cha

Os cursos de proximidade nas freguesias iniciam em Janeiro de 2019, são cursos com um valor reduzido fruto dos protocolos de cooperação com as entidades locais. Para informações envie um pedido para a Universidade Sénior ou contacte a sua junta de freguesia local.

Custo mensal reduzido

Universidade Sénior de Esposende iniciou um ciclo de conferências

Com uma sala cheia, foi assim que começou a primeira sessão no passado dia 26 de Janeiro sob o tema Nutrição no Desporto. Esta primeira conferência realizou-se na Academia Alpha e foi dedicada à preparação antes, durante e apôs o treino realçando a importância de adaptar a alimentação ao desporto praticado. A sessão contou com a presença de atletas de Karaté, Futebol, Bodyboard, Taekwondo e de um grupo de alunos de um curso EFA. Sara Barbosa nutricionista na Associação Cidadãos de Esposende e oradora nesta conferência começou por realçar a importância de uma alimentação que quando adequada ao treino e atleta potencia a obtenção de resultados.

Universidade Sénior de Esposende recebe técnicos da WIDEX Portugal

Prevenir problemas de audição, foi este o tema de mais uma conferência realizada pela Universidade Sénior de Esposende. A conceituada empresa WIDEX foi representada pela Dr.ª Miriam Pinheiro: licenciada em Audiologia, audiologista na Widex e a Dr.ª Liliana Oliveira.

Cursos de Verão na Universidade com inscrições abertas

Este verão aproveite as Férias para frequentar um dos cursos da Universidade.

Mandarim/Chinês

Informática

Cozinha

Arranjos Florais

Temos horários feitos à sua medida.

Universidade Sénior de Esposende realiza rastreio de visão

A Universidade Sénior de Esposende realizou um rastreio gratuito aos seus alunos e simultaneamente aberto à população. Foram dezenas os rastreios realizados pela equipa da conceituada empresa OPTICALIA  parceira neste evento. Próximos rastreios no mês de Julho

Universidade Sénior de Esposende lança campanha contra o Bullying

Atuar na prevenção do bullyng em Esposende é o objetivo da iniciativa “Zero Casos”, desenvolvida pela Universidade Sénior de Esposende. A campanha será lançada no dia 11 de Março e pretende consciencializar toda a população para a importância deste tema, uma vez que a prática de Bullying pode atinge gravemente as crianças, os jovens e as pessoas idosas. A iniciativa divide-se em três partes:Entrega de autocolantes com uma mensagem de alerta; Ações de sensibilização nas redes sociais;Conferências de esclarecimento..

Curso de Mandarim/Chinês

Acrescentar o Mandarim / Chinês ao seu curriculum é sem dúvida uma mais valia profissional. Aprenda Chinês, um dos idiomas usados no mundo à mais tempo. Para os jovens uma oportunidade para iniciar o idioma e aprender a comunicar com professores qualificados e com um sistema de ensino totalmente prático. Curso a iniciar durante o mês de Junho em horário laboral e pós-laboral de forma a possibilitar a todos os interessados a frequência.

Inscrições Limitadas

Prioridade a alunos internos

Universidade Sénior de Esposende lança uma rádio

A Universidade Sénior de Esposende avança com mais uma iniciativa e lança uma rádio. As gravações terão início durante o mês de maio e serão transmitidos programas muito diversificados, desde a culinária à cidadania. O novo projeto tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do meio onde se insere, visando um maior sentimento de pertença e de valorização pessoal dos munícipes, particularmente dos séniores e respetivas famílias do concelho de Esposende.

Que dizem os nossos Alunos

Adoro o convívio que temos na turma a qualidade dos professores e sobretudo agora sinto que tenho algo para fazer e muito que aprender na vida.

Carla esteves

Reformada

No meu tempo livre venho aprender Inglês duas vezes por semana e  recomendo vivamente a todos a inscrição.

Pedro Martins

Médico

Estou inscrita no curso de Cozinha e desde então em casa tem sido um corre corre para verem os meus novos pratos recomendo esta Universidade Sénior

Ana  Gomes

Doméstica

CURSOS DISPONÍVEIS 2018/2019

Estamos a crescer cada dia, agora com cursos nas freguesias de Esposende 

Faqs

Quais os cursos disponíveis?

A Universidade Sénior de Esposende apresenta uma oferta formativa variada: Cursos de Informática, Cozinha, Arranjos Florais e Inglês a iniciar todos os meses assim como cursos personalizados feitos à medida dos alunos..

Onde me posso inscrever?

Para realizar a inscrição na Universidade Sénior de Esposende pode-se faze-lo enviando os seus dados para o E-mail: Alunos@EsposendeUniversidade.pt / ou Universidade@CidadaosdeEsposende.com caso o queira fazer presencialmente estamos na rua 27 de Maio em Esposende (antigas instalações da escola de condução Zende) .

Que idade tenho de ter para me inscrever?

Não existe limite de idade, a resolução do concelho de ministros sobre as Universidade Sénior refere que a partir dos 50 anos podem fazer a sua inscrição..

Qual a duração dos cursos?

A duração dos cursos na Universidade Sénior de Esposende dependa da área em que se inscreve os denominados “Cursos gerais” tem uma duração de 96h repartidos ao longo de vários meses os “Cursos Individuais” são feitos à sua medida num horário que seja conveniente esses cursos tem uma duração de 50h repartidos ao longo do tempo que solicitar.

Posso fazer mais que um curso?

Na Universidade Sénior de Esposende pode fazer vários cursos ao mesmo tempo desde que o horário seja compatível no entanto aconselhamos complementar a formação em sala com outras atividades disponíveis apenas para os alunos